Por que
Sapiências?

SAPIÊNCIA, do latim sapientia, quer dizer sabedoria.

Muito mais que um substantivo que carrego no nome, é essa sabedoria que me conecta ao meu propósito, que é fomentar o compartilhamento de saberes, integrando o conhecimento a um um olhar para o todo.

A SAPIÊNCIAS nasceu para proporcionar uma experiência de aprendizagem que gere impacto por meio da INTERAÇÃO entre as pessoas para o alcance de um objetivo. Ou seja, aqui a intenção é fomentar o gosto pelo conhecimento, por aprender coisas novas, desconstruir velhos conceitos, exercitar a empatia, gerar novas ideias, transformar e ser transformado, com espontaneidade e diversão, para que um novo saber seja sedimentado.

Mais especificamente, a base da aprendizagem colaborativa está na geração do conhecimento resultante da participação ativa de todos os envolvidos no processo – treinandos, pares, especialistas, facilitadores –, em um ambiente que possibilite a interação ativa ao compartilhar experiências, o exercício de diferentes papéis de acordo com as habilidades e conhecimentos prévios, o envolvimento em uma tarefa comum, a coleta de informações, a avaliação de ideias, dar e receber feedback e o engajamento para atingir um objetivo.

Nesse sentido, ao passo que um depende do outro e, ao mesmo tempo, também é responsável pelo outro, aprende-se trabalhando junto, ensina-se compartilhando o que sabe, constroem-se saberes, adquirem-se conhecimentos, partilham-se recursos, de forma contínua e multifacetada. O indivíduo interage, discute, reflete, internaliza o conceito. Eis o processo de aprendizagem.

Assim, a proposta é de construirmos uma cultura de aprendizagem por meio de trabalhos em grupo, discussões dialogadas mediadas por moderador (fóruns online ou presenciais), reflexões, rodas de conversas, etc.

O entendimento é de que somos todos aprendizes e educadores e podemos construir, juntos, uma rede colaborativa de múltiplos saberes nesta era da informação e conectividade.

Porque sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe.

Vamos juntos?


Caren Sapienza
Idealizadora da Sapiências Aprendizagem Colaborativa

CONECTE-SE, COMPARTILHE, COLABORE